Porto Alegre, em 2022, completa seus 250 anos. Uma cidade que já teve a ótica dos açorianos, dos republicanos e dos revolucionários, da belle epoque de um século atrás, de Érico Veríssimo a Michel Laub, contará a partir da Feira do Livro deste ano com novos olhares sobre si.
A Boaventura Editora, de responsabilidade do escritor Lucas de Melo Bonez, lançará a série NOVELAS PORTO-ALEGRENSES, cuja proposta é a criação e a divulgação de obras em que a cidade tem papel relevante sobre seus enredos e seus personagens. Desde narrativas em que ruas e bairros avançam sobre as memórias alheias, passando por locais tradicionais antigos ou dos últimos anos, até espaços fictícios onde a personalidade da capital é revelada, dez autores se propuseram a realizar tal produção.
Inspirados na antiga Série Novelas, da Editora Mercado Aberto, o gênero narrativo novela foi escolhido para realização dos trabalhos. Além de ser um texto menos extenso que o romance e mais complexo que o conto, busca a aproximação com o leitor da cidade, seja juvenil, jovem adulto ou interessado no gênero e nas histórias, para refletir seus pensamentos sobre a Porto Alegre dos últimos tempos.
Os autores estão sendo divulgados pelas redes sociais da editora: Liz Quintana, Adriana Maschmann, Cláudia Sepé e Lucas de Melo Bonez foram os primeiros até hoje (27/3). Ainda teremos mais seis autores pela frente.
A previsão de lançamento do material será na época da Feira do Livro de Porto Alegre.